20 abril 2015

Como reagir ao divórcio dos pais.


 

Infelizmente o divórcio de casais é cada vez mais comum, e quem mais sofre são os filhos do casal. Os pais sempre afirmam que a criança não irá sofrer e que terá duas casas, dois presentes, duas festas, mas quer saber? Isso na maioria das vezes não acontece.

O pai ( No meu caso, e possivelmente na maioria dos casos, pois a criança mora com a mãe. Me corrija se estiver errada) praticamente esquece do filho do primeiro casamento ao se casar de novo com uma mulher mais nova. Essa madrasta até tenta tratar bem os enteados e algumas vezes até consegue, outras apenas coloca a criança para baixo disputando a atenção.

È muito difícil no começo, uma criança perceber que os pais não conseguem se olhar, nem se falar.No meu caso rápido demais apareceu uma nova pessoa no caminho, minha “MÁ-drasta”. O conceito de madrasta, como a bruxa dos filmes da Disney, se encaixou bem, porém nem sempre isso acontece, você pode ter a sorte de encontrar uma “BOA- drasta”.

Eu admiro aquele pai, ou aquela mãe, que coloca o filho em primeiro lugar durante o divórcio, pois acredito que os problemas enfrentados na relação do casal não deve atingir a criança.

Também acredito que a criança pode se esforçar para aceitar o novo relacionamento dos pais, afinal, eles possuem o direito de serem felizes novamente. Eu sei que é difícil ver aquele (a)  “intruso (a)” na sua família tentando usurpar o lugar da sua mãe ou do seu pai. Mas não é bem assim, novamente dizendo, na maioria das vezes.

Se você teve um grande contato com o pai não precisa chamar seu padrasto de pai. Apenas o considere um amigo. Ele quer a mesma coisa que você, ver sua mãe feliz. Ele não quer tomar o lugar do seu pai! ( Mesma coisa para a madrasta)

No meu caso a situação com a minha madrasta foi bem diferente. Ela provocava brigas infantis comigo. Mentirinhas que contava sobre mim. O “bullying “ que ela fazia com minhas roupas que não eram de marca como as delas e as viagens que ela fazia e eu não. De modo nenhum eu a tratei mal, apenas resolvi me afastar pois não aguentava mais. Porém sua madrasta pode ser diferente, cada pessoa é diferente. Apenas dê uma chance.

Acho que não sou a melhor pessoa para dar conselhos, pois não superei e já faz 7 anos. Mas minha dica é o seguinte: Diga a verdade sobre como se sente, tente tratar bem os novos integrantes da sua família e se não conseguir, se não aguentar mais, apenas explique e se afaste. Tente não tomar partido de nenhum dos lados e entenda o ponto de vista de cada um. Não se mostre contra ou a favor de ninguém. Lembre-se que além de seus pais, eles são humanos, ou seja, eles possuem o direito de escolha, de deixar de amar, de voltar a amar  e de ser feliz novamente.

As pessoas vem e vão, mas você sempre será o filho deles e isso ninguém pode mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário