26 junho 2015

"O que quero ser quando crescer ? " : Medicina e Administração

Hoje começo um novo quadro aqui no blog, que se chama " O que quero ser quando crescer?". Como estamos nesse momento de Enem , vestibulares... Está na hora de parar e pensar na maior escolha da sua vida, o seu futuro, a sua profissão.
Agora é a hora de você desenhar sua estrada para o futuro, é a hora de você escrever seu próprio roteiro e você precisa ter o elemento principal de sua narrativa.
Não escolha uma profissão só porque sua família gosta, escolha uma profissão que você goste, pois é você que vai acordar todo dia de manhã para trabalhar e mesmo assim deve acordar bem sabendo que você faz aquilo que ama e não se arrepende.
Hoje, abrindo o quadro trago duas profissões bem faladas e concorridas. Para trazer o melhor conteúdo para vocês, entrevistei dois profissionais da aérea e fiz perguntas que possam interessar a você que sonha em fazer medicina ou administração.  Por enquanto o quadro é somente por texto, mas caso vocês prefiram posso trazer em vídeo também, enfim, vamos começar.

Medicina

Esse é o sonho de muita gente, mesmo nunca sendo o meu. Medicina é uma profissão que requer muito estudo, mesmo depois da faculdade, então não vai achando que é só a faculdade não. ( A faculdade já é difícil, depois então ... )
Para mim, medico deve amar sua profissão, pois cada dia é um novo desafio a ser cumprido, seja salvar uma vida ou virar a noite em claro para não deixar nada passar. Mesmo assim, cada sorriso de recuperação de um paciente é motivo de felicidade, gratidão e orgulho.
Entrevistei a Doutora Glaucia, cardiologista, e pedi que ela contasse um pouco sobre a profissão para vocês:

Por que você escolheu ser medica?
Eu escolhi uma profissão onde eu pudesse me sentir útil para outras pessoas. Queria poder ajudar as pessoas e  contribuir para a sociedade.

Em que matéria você se destacava, que acabou contribuindo na sua escolha?
Eu gostava de tudo ( risos), mas eu sempre tive interesse em ter conhecimento do corpo humano... sempre gostei mais de biologia.

Como foi prestar o vestibular para medicina? Medicina sempre é o vestibular que mais apavora as pessoas, o que você acha disso?
Eu sabia que seria bem difícil, mesmo não tendo tanta formação, já que estudei minha vida inteira em colégio publico. Eu acreditei em mim mesma, e confiei que se desse tudo de mim eu conseguiria. Eu , na verdade, prestei vestibular para farmácia em uma universidade e medicina para as outras.. No caso, eu fiz em particular.

Quanto tempo durou seus estudos?
Foram seis anos de medicina, dois anos de clinica medica e três anos de cardiologia. Algumas especialidades são menos. Se não me engano, pediatria por exemplo são dois anos. ( Em vez dos três anos de cardiologia. )

E depois dos estudos finalizados, que caminho você seguiu?
Depois de concluído os estudos , você começa a trabalhar. Porém deve ter contato com outros médicos para ir sendo chamada para outros hospitais, eu por exemplo, trabalho em 2 hospitais e faço visita em outros. Você precisa conhecer as pessoas.

Que dica você daria para a pessoa que quer fazer medicina?
Nunca desista dos seus sonhos, mesmo sendo difícil , lute pelos seus ideais, que é muito gratificante.

Administração

Você será responsável por uma empresa, de pequeno ou grande porte. Essa profissão requer muita ( muita mesmo ) responsabilidade. Administração é um curso bem amplo, sendo complicado de falarmos sobre tudo que o curso abrange.
Porém, posso adiantar que não é nada fácil, mesmo algumas pessoas dizendo que é uma profissão fácil , não caia na furada, nenhuma profissão pode ser considerada fácil.
Ao exercer a profissão você deve trabalhar com o orçamento da empresa, liderar uma equipe ( grande, media ou pequena), dar duro para alcançar metas as vezes consideradas impossíveis... Lembrando que por ser ampla há muitos profissionais no mercado e você deve fazer de tudo para se destacar.
Vou admitir que sabia pouca coisa sobre Administração e aprendi muita coisa com essa entrevista que vou mostrar agora para vocês ( Agradeço a Tiara que trabalha em uma empresa multinacional suíça)

Por que você quis fazer administração?
Fiz administração porque tinha a intenção de abrir uma empresa de consultoria financeira

O que você achou do vestibular?
Fiquei muito nervosa no vestibular e não acho um método correto de avaliação. Acho o Enem muito mais correto.

Qual aérea você exerce no seu trabalho?
No meu trabalho exerço a administração no controle do orçamento, liderança da equipe, planejamento para alcançar metas, gestão de pessoas e marketing.

Quando tempo durou seus estudos?
Meus estudos duraram 4 anos de graduação e 2 anos de pós-graduação em gestão de pessoas, marketing e recursos humanos.

Em que matéria você se destacava no colégio , que acabou contribuindo na sua escolha?
Matemática e Português , sem duvida.

Que dica você daria para pessoas que querem fazer administração?
A dica que dou para as pessoas que desejam fazer administração é que por ser uma aérea que tem bastante profissionais no mercado, você deve investir em diferencias como domínio de outras línguas, cursos em qualidade, certificações, finanças e controladoria.


Então foi isso meninas. Me digam o que acharam do novo quadro e que profissões querem ver por aqui.
Se tiverem perguntas para as entrevistadas desse post pode deixar aqui nos comentários!







Nenhum comentário:

Postar um comentário