09 março 2018

Aproveite a escola, enquanto você ainda está nela.



É engraçado. Você, estudante, deve estar achando que eu sou louca, que eu enlouqueci de vez. Como posso vir até aqui e dizer que eu adoro a escola? Bem agora, que você está em semana de prova e está com vontade de matar aquele seu professor que não arredondou sua nota. Ou talvez, me acha louca por estar dizendo que os melhores anos da sua vida vai ser ao lado daquelas pessoas insuportáveis com quem você é obrigado a dividir a sala.
Se alguém tivesse me dito isso, enquanto eu estava na escola, teria pensado a mesma coisa. Mas, agora, com um diploma na mão, eu vejo o quão certas estavam  as pessoas que me diziam que aquela era a melhor época da minha vida. E eu, infelizmente, não aproveitei o suficiente.
Na escola, você ainda está tão longe do seu futuro, você não tem com o que se preocupar, não pensa na faculdade, no trabalho, naquele estágio que você achou que conseguiria. Você só tem as provas, os professores chatos e a briga com sua melhor amiga, que é esquecida na próxima semana.
Eu sinto falta da certeza. Daquela certeza de que eu ia acordar naquela manhã de segunda feira e encontraria meus amigos, para contar todas as novidades daquele cara maravilhoso que conheci no último verão, em uma viagem para outro estado. Minha amiga iria contar sobre seu sonho da noite anterior, onde se casou com um príncipe de um país que não sabemos pronunciar e iriamos sussurrar sobre a beleza do novo professor. Além de, claro, fofocar sobre a chatice das meninas da primeira fileira.  Meu amigo iria falar sobre os planos para os filmes que produziria quando fosse um famoso diretor de cinema e eu poderia atuar em um deles, enquanto o outro planejava a ascensão na politica - mesmo que da forma mais onírica possível.
Não consigo aceitar o fato de que isso nunca mais irá acontecer.
O que será agora? Por que não aproveitei enquanto eu tive a chance? Por que sempre me atentei apenas nos aspectos negativos?

Então, eu imploro a você, aproveite a escola. Aproveite o carinho dos seus professores, as conversas com seus amigos, os planos impossíveis que vocês faziam juntos. Seja você, ignore os outros, estude, mas se divirta. Faça amigos e os mantenha. Não faça como eu, não tente apagar a escola. Aproveite-a e a guarde em uma espaço de honra em sua mente. Faça memórias. Você não irá se arrepender!

Um comentário: